Japamala

O que é um japamala?



Japamala tradicional com108 contas de rudraksha
Rosários são objetos presentes em diversas culturas e religiões como o islamismo, catolicismo, cristianismo ortodoxo, judaísmo, budismo, hinduísmo e muitas outras. São utilizados para contar as orações, para repetir uma mentalização determinado número de vezes, para a proteção contra energia negativa e mesmo para relaxar e aliviar o stress.

O japamala é um tipo de rosário utilizado por adeptos de diversas práticas mentais e espirituais originárias no oriente.

A palavra japamala vem do sânscrito onde “jap” significa “murmurar, sussurrar” e “mala” quer dizer “cordão, colar”.

Existem de diversos tipos, tamanhos e materiais e podem ter uma quantidade diferente de contas de acordo com a cultura.

Japamala de 54 contas feitocom tulsi e rudraksha
Em nossa loja virtual você pode comprar muitos modelos de japamala confeccionados com sementes de rudraksha e outros muitos materiais. Clique aqui e confira!

Um japamala é geralmente composto por 108 contas e o “meru”, conta central que marca o início e o fim do mala. Existem também japamalas menores, com 54 ou 27 contas, todas divisões de 108. Segundo a filosofia yogui, ao se completar o circuito de 108 repetições da oração, mentalização ou mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado de transcedental (o estágio que ultrapassa as fixações da mente, mantendo a consciência concentrada em si mesma).


São muitas as teorias sobre o porquê de 108 contas. A mais popular é a de que se trata de um número consagrado por razões matemáticas, físicas e metafísicas. Atribui-se este número como produto de operações matemáticas simples, como por exemplo: ao se multiplicar 1 por ele mesmo (1¹), 2 ao quadrado (2²) e 3 elevado ao cubo (3³), a equação é 1 x 4 x 27 = 108. Outra relação possível é a de que o alfabeto sânscrito possui 54 letras (ou fonemas) masculinos e 54 femininos, resultando em 108 fonemas. Além dessas, existem muitas outras teorias. Peça ajuda ao Google para conhecê-las!

Japamala de 27 contas de hematita
Não importa qual sua orientação religiosa, espiritual ou mental. Estes objetos e práticas colocam nossa energia em movimento enquanto ajudam a nossa mente a liberar tensões condensadas pelo ritmo cada vez mais acelerado das tarefas cotidianas. Uma mente livre e "limpa" é capaz de concentrar-se de forma equilibrada no que é necessário e verdadeiro para cada momento, selecionando a essência da aparência para traduzir a mudança interior em transformação exterior.

É a partir desta perspectiva que o Mãos Ocupadas confecciona seus artesanatos e convida você a conhecer nossos produtos. Parte de nossa busca é colaborar com a busca dos outros.

Então, que tal ocupar nossas mãos enquanto esvaziamos a mente?

Faça uma visitinha em nossa loja virtual! Lá você pode conhecer dezenas de japamala com 108 contas e também com 27 e 54 contas! Clique aqui e confira!

Embarque conosco acessando também nossa página no Facebook www.facebook.com/maosocupadas seguindo-nos no Twitter twitter.com/maosocupadas e no Instagram: www.instagram.com/maosocupadas